Mandato Coletivo 1313

Blog do coletivo do mandato do dep. fed. Dr. Rosinha (PT-PR)

Mandato defende atuação da Polícia Federal sobre o escândalo da Assembleia Legislativa

leave a comment »

DO SITE DO MANDATO

Foto: Prefeitura de Curitiba

Beto Richa e José Serra são aplaudidos por Nelson Justus (DEM), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) requereu na tarde de sexta-feira (19/3) que a Polícia Federal (PF) passe a investigar o escândalo da contratação de funcionários fantasmas e desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Paraná.

Em ofício protocolado na Superintendência Regional da PF no Estado, Dr. Rosinha solicita investigação do órgão sobre as condutas do presidente da Assembleia, deputado estadual Nelson Justus (DEM), do diretor-geral Abib Miguel —ex-braço direito do falecido Aníbal Khury (1924-1999)— e dos demais agentes políticos e pessoas envolvidas.

Uma série de reportagens, ainda em curso, veiculada pelo jornal “Gazeta do Povo” e pela emissora RPC TV, tem revelado a contratação de funcionários fantasmas, o uso de laranjas, a publicação “secreta” de Diários Oficiais e desvios de recursos, entre outras irregularidades.

“Há fortes indícios de crimes contra os cofres da União, como sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, cuja investigação está entre as atribuições da Polícia Federal”, argumenta Dr. Rosinha. “Como a Assembleia Legislativa do Paraná exerce muita influência nos órgãos públicos estaduais, acredito que uma investigação da PF seria mais isenta e eficiente.”

O parlamentar petista observa que, em Brasília, parte das investigações sobre o escândalo protagonizado pelo governador cassado José Roberto Arruda (ex-DEM) coube à Polícia Federal. “A PF tem credibilidade e condições de atuar de forma colaborativa com os órgãos estaduais que já investigam o caso no Paraná”, avalia Dr. Rosinha. “A investigação precisa ficar fora da esfera de influência de alguns deputados estaduais envolvidos.”

Além do uso de laranjas e da contratação de parentes e de funcionários fantasmas, as denúncias revelaram que Abib Miguel é proprietário de uma fazenda de soja de 6 mil hectares em São João d’Aliança (GO) que valeria R$ 50 milhões. “Como um funcionário da Assembleia acumulou recursos para adquirir uma fazenda como essa?”, questiona Dr. Rosinha.

“Com um patrimônio desse, Abib Miguel deixa Agaciel Maia no chinelo”, compara o deputado, referindo-se ao ex-diretor do Senado Federal, que ocultou de seu patrimônio uma mansão em Brasília avaliada em R$ 5 milhões —valor dez vezes menor que o da fazenda do diretor da Assembleia paranaense.

No último dia 5, o Ministério Público Federal no Distrito Federal solicitou à Justiça a indisponibilidade da mansão de Agaciel, para futuro ressarcimento aos cofres públicos.

Críticas via Twitter

Ao longo da semana, o deputado Dr. Rosinha já havia se manifestado por diversas vezes sobre o escândalo na Assembleia Legislativa do Paraná através de sua conta no Twitter (www.twitter.com/DrRosinha). Entre outras observações, lembrou que Pedro Tonelli, primeiro deputado estadual eleito pelo PT no Estado, há havia um protocolado um requerimento sobre a número e a identificação dos funcionários da Casa em 1987. Formulado há 23 anos, o pedido jamais teve resposta.

“Participei da legislatura seguinte, e Aníbal Khury também jamais responderia os meus pedidos”, disse Dr. Rosinha. “Não é de hoje que a Assembleia Legislativa precisa de uma devassa em suas contas. E não só ela, mas também o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, etc.”

Dr. Rosinha lembrou ainda o fato de o neto de Aníbal, Alexandre Curi, ocupar o cargo de primeiro-secretário da Assembleia, função responsável, entre outras coisas, pela fiscalização de despesas da Casa. Rosinha defendeu a saída de Nelson Justus do cargo e afirmou que uma “máfia” se instalou há décadas no Legislativo do Paraná.

“Arruda só está na cadeia hoje porque o povo de Brasília foi às ruas. Os paranaenses precisam se mobilizar.”

Siga o mandato de Dr. Rosinha no Twitter

Vídeos do mandato no Youtube

Canal de fotos no Flickr

Perguntas ao (e respostas do) Dr. Rosinha

Anúncios

Written by Fernando César Oliveira

20/03/2010 às 20:37

Publicado em Notícias (drrosinha.com.br)

Tagged with

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: