Mandato Coletivo 1313

Blog do coletivo do mandato do dep. fed. Dr. Rosinha (PT-PR)

De Collor a Serra, o panfleto ‘Veja’, sempre abraçado à direita

with 19 comments

:: Atualizado às 11h40 de 23 de abril de 2010

A seguir, uma pequena amostra do #JornalismoDeEsgoto da revista ‘Veja’, planfleto de direita que circula semanalmente nas bancas do país. Confira como a mesma revista que insuflou a candidatura Collor, foi dócil com FHC, tentou emplacar Alckmin e, agora, Serra.

As capas abaixo vão de 1988 (“Collor de Mello, o caçador de marajás”) a abril de 2010 (“Serra e o Brasil pós-Lula”).

Como contraste, uma outra amostra menor de como ‘Veja’ trata Lula, já como presidente da República.

Para saber mais sobre a revista ‘Veja’ e seu jornalismo de esgoto, duas leituras imperdíveis:

O caso de Veja, por Luís Nassif

Campanha Veja que Mentira


Via blog “Diário de Bordo“, descobrimos que a mais recente capa de Veja é um plágio da capa da revista “Time” após a vitória de Obama.

Confira:


Além de fazer propaganda de José Serra (PSDB) em sua capa, a editora Abril foi além. Como demonstrou o blog Conversa Afiada, mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, a empresa imprimiu cartazes que já podem ser vistos em algumas bancas da cidade de São Paulo.

Confira:

Vale lembrar as eleições de 2006, quando, entre o primeiro e o segundo turno, a mesma Editora Abril espalhou pelo país um outdoor com a capa que ostentava a foto de Geraldo Alckmin (PSDB), então candidato à Presidência da República, com a manchete pra lá de positiva: “O desafiante”.

Confira:

Dias após a veiculação da propaganda ilegal acima, a Justiça Eleitoral determinaria a retirada dos outdoors, conforme matérias de arquivo da Folha Online e Conjur.

E, para completar a sessão de bizarrices da semana, a revista Veja festeja (!) o ‘viral’ em que sua capa teria se transformado. “A fisionomia sorridente e descontraída do tucano levou muita gente a imitar sua pose no site”, dia a revista, mais uma vez desmascarada, incluída aí a própria autora da ironia não percebida ou omitida por Veja e outros.

Como a Veja o mundo (via Tulio Vianna):

Como o Professor Hariovaldo o mundo:

O mundo, e a crítica da autora do blog ‘Pergunte ao Pixel’, Cristina Lopes:

[…]
Você viu a foto do Serra na Veja desta semana? Meigo. Imitando descaradamente a foto do Obama na Time. Como ainda se faz esse tipo de ridículo, não entendo. Lembro quando uma prima foi pela primeira vez a New York e voltou contando que havia um apresentador com um programa igualzinho ao do Jô Soares. E eu morri de vergonha alheia pelo Jô – imitar a paradinha da banda era demais pra minha cabeça. Mas agora, gente, temos a internet. Qualquer deslize será apontado e maximizado.

O ridículo da capa da Veja, pra mim, nem é a tentativa de meiguice num rosto reconhecidamente carrancudo – apesar de ser patética a tentativa de seguir a estratégia do Lulinha Paz e Amor de 2002. É a cópia, colonizada, da Time. Veja o que nos espera – um trocadalho do carilho, hein?

E tendo batido papo sobre isso, ou nem tudo, no twitter, propus ontem uma campanha zombeteira: mude seu avatar, imitando a foto do Serra na capa da Veja. Vários tuiteiros – ok, mulherada a maioria – adotaram. A timeline, como você pode ver pelo print screen acima, ficou toda meiga.

É só uma besteira, um motivo pra dar aquele sorrisinho de canto de boca no meio do dia. Sincero.

[…]

http://pergunteaopixel.blogspot.com/2010/04/meiguice.html

Anúncios

Written by Fernando César Oliveira

17/04/2010 às 15:43

Publicado em Mídia

Tagged with

19 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Acho que para uma análise mais ampla o autor do post deveria ter incluído também as várias capas da mesma revista durante o processo de impeachment. Além disso, também deveriam ser analisadas as capas da revista Carta Capital durante o caso do mensalão.

    Em tempo: não sou a favor nem de um nem de outro. Apenas acho que essa discussão em torno da Veja perde o sentido e fica pobre quando claramente se tenta demonstrar que só a Veja manipula, quando sabemos bem que cada revista ou jornal tem as suas posições.

    • Concordo com o Robson. Cadê as capas da Dilma candidata ou do Lula candidato para se fazer um paralelo? Cadê as denúncias da reeleição do FHC que também apareceram na revista?

      A matéria sobre o Serra tem que ser vista com o intuito de apresentar as posições dele para o país, isso é função da imprensa em um regime democrático. A Dilma também teve este espaço. Todavia, a capa acima não tem nenhum pedido de “Votem no Serra”. Leitura de quem sempre se acha perseguido.

      O problema são os juízos de valores que a revista faz. Não cabia a ela julgar se o Serra é capaz de cumprir tal missão, ou a Dilma de cumprir outra e isso é feito.

      João Henrique

      18/04/2010 at 12:10

      • Uai? Cadê? Mostra ai pra gente João Henrique todas essas capas da veja mostrando quanto é uma revista “democrática”. Vc pirou meu filho?????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        aiaiai

        18/04/2010 at 13:36

      • João e Robson:

        O problema maior é que os jornalões, TVs e revistas, como a Veja e Época, se dizem imparciais quando na verdade não são. Elas tem afinidades políticas claras, mas pra a massa, são órgãos plenamente imparciais.

        Oras, deixem claro para TODOS a sua afinidade e aí, por mim OK.

        Marcello

        18/04/2010 at 16:24

      • Leitura de quem sempre se acha perseguido? João Henrique já vi que vc não sabe nada sobre a História recente da Politica Brasileira e a manipulação da Veja!(as vezes furadas hahaha)

        Matusa

        21/04/2010 at 21:10

    • quem dera que fosse só a veja kkkk

      aiaiai

      18/04/2010 at 13:34

  2. As revistas Abril são, umas escancaradamente mais, outras disfarçadamente menos, elitistas, conservadoras e tendenciosas.
    No meio universitário, por exemplo, a Veja era tida como modelo de informação e cultura, fazendo a cabeça de muitos estudantes e direcionando-os a seguirem suas idéias. As ligadas a outros temas, sempre exaltaram as conquistas das classes mais altas. Agora, a Nova Escola deturpa fatos escolares, de acordo com a política de Educação do Estado e foi imposta aos mestres através de contrato suspeito com o governo.
    Dá pra confiar?

    Ana Maria Lellis Krupelis

    17/04/2010 at 22:46

  3. #fato Veja e outros veículos de comunicação sempre tentam manipular a opinião pública. Gostei do post e concordo totalmente.

    Galera da Dilma

    18/04/2010 at 13:03

  4. […] um comentário » Retirada direto do blog do Deputado Federal do Paraná Dr. Rosinha, vale a pena olhar as capas e a gentileza com que a […]

  5. Uma coisa é certa, a comparação é desnecessária. A veja não é imparcial e dá glórias a esses candidatos. Lula e Dilma só saem na capa em fotos com teor negativo ou nas piores condições físicas.

    Paulo Übermensch

    19/04/2010 at 10:28

  6. Não comprem a Veja, não assitam a Globo e votem NULO!!

    Francisco

    19/04/2010 at 13:38

  7. Depois de tentar ressuscitar boatos de um “apagão aéreo” para a platéia classe-média-pra-alta que nunca sentiu fome na vida, Veja que santinho em formato gigante o P.I.G. publicou!

    Luís Cunha

    20/04/2010 at 00:04

  8. Abaixo o PIG!!!

    Partido da Imprensa Golpista!

    Segundo a wikipédia seriam três as famílias que manipulariam a opinião pública, dominariam e condicionariam o noticiário de todo o país, através dos seus órgãos de imprensa: os Marinho (Organizações Globo), os Frias (Grupo Folha) e os Mesquita (Grupo Estado).

    Abaixo o PIG, viva a Confecom! Viva a Banda Larga!
    Democratização da informação! Cultura ao Povo!

    Carlos Robson

    20/04/2010 at 11:13

  9. A presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Judith Brito, que é diretora-superintendente da Empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha de SP já disse:
    .
    “Na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos. Por isso estamos fazendo [isso]””,

    http://www.mndh.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2205&Itemid=56

    olhem comoa midia é imparcial!! uhaauha

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/01/a-imprensa-como-partido-politico/

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/31/imprensa34745.shtml

    Henrique

    21/04/2010 at 23:46

  10. Tem sempre uns sequelados que ainda defendem a Veja.

    Roderick

    23/04/2010 at 13:15

  11. É fato de que a Time, nestes quesitos de capa, anda em queda livre, mas comparar o trabalho porco que fizeram na Veja com a capa da Time é ofensivo à esta última.

    Na capa Serra parece forçado e excessivamente delicado, na capa da Time Obama parece casual e descontraído.

    André Kenji

    23/04/2010 at 22:04

  12. O mais triste é ver quanto as pessoas se iludem, como assim uma capa com o Serra não é pedir votos?

    Vanessa

    13/05/2010 at 00:28

  13. Gente, essa historia de revista ser imparcial é conversa pra boi dormir. Até ai tudo bem, mas se a Veja defendesse o Lula tava todo mundo aplaudindo. Não é certo ela apoiar o Collor e o Serra, que dde bonzinhos nao tem nada. Agora apontar os podres de Lula, Dilma e PT, é certissimo. Ela só erra em nao mostrar os podres de todo mundo. Sinceramente na politica ninguem é santo, PT e PSDB são todos farinha do mesmo saco, não sei nem por que se dizem oposiçoes. Todo mundo sabe que Veja é PSDB, entao or que criticar, se nao quer ver elogios ao psdb ou criticas ao PT, leiam outra revista. Isso nao é novidade pra ninguem.

    jessica

    11/09/2010 at 20:57

  14. […] como bem apontado por diversos blogueiros durante o fim de semana, dentre os quais indico o painel montado no blog do Dr. Rosinha. Em resumo esta fotografia, que muito se parece com uma edição da revista Times sobre a vitória […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: