Mandato Coletivo 1313

Blog do coletivo do mandato do dep. fed. Dr. Rosinha (PT-PR)

Centro da UFPR estuda cultura e imaginário latino-americanos

leave a comment »

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), ao lado do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; Maria Tarcisa Silva Bega, diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; e do professor Ângelo Silva, coordenador acadêmico do Cecial (Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR)

DO PORTAL DA UFPR

A Universidade Federal do Paraná inaugurou na noite da última quinta-feira (1º) a sede de seu Centro de Estudos de Cultura e Imagem da América Latina (Cecial).

Localizado no segundo andar do Edifício Dom Pedro II, no Complexo da Reitoria da UFPR, o centro reúne professores e alunos da graduação e pós-graduação. Eles estudam temas ligados a manifestações imagéticas, literárias, rituais, artísticas, sociais e políticas das populações dos diferentes países latino-americanos.

“Numa sociedade como a nossa, na qual a imagem possui um papel cada vez mais preponderante, a UFPR está na vanguarda de uma discussão contemporânea e relevante”, afirmou o professor Ângelo José da Silva, coordenador acadêmico do Cecial.

O centro já tem relações com pesquisadores de uma série de países da região, entre eles Chile, Argentina, México, Guatemala, Venezuela, Costa Rica e Equador, além da Espanha.

Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, a professora Maria Tarcisa Silva Bega observou, também durante a solenidade de inauguração, que a Funpar (fundação de apoio da UFPR) foi responsável por operacionalizar a execução da reforma do espaço e a aquisição dos equipamentos. Os recursos, da ordem de R$ 100 mil, foram garantidos através de uma emenda ao Orçamento da União apresentada pelo mandato do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).

“Esta emenda, a primeira que o nosso setor recebeu em toda a sua história, permitiu a aquisição de equipamentos fotográficos, computadores e scanners especiais, materiais pequenos e caros”, disse Tarcisa. “Contamos com a sua colaboração [de Dr. Rosinha] para outros projetos que já estão na minha gaveta.”

Presente à inauguração, o deputado Dr. Rosinha declarou-se ao mesmo tempo “tímido” e “homenageado” com a solenidade. “A apresentação de emendas orçamentárias não é a principal razão do exercício de um mandato parlamentar, que deve priorizar o debate de projetos de leis e a fiscalização”, declarou. “Achei essa idéia [do Cecial] importante porque sabemos pouco sobre a própria América Latina, vivemos de costas uns para os outros. E esse desconhecimento leva ao preconceito.”

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, defendeu a formação de redes e a internacionalização da UFPR. “Precisamos construir pontes, estabelecer redes, criar uma identidade latino-americana”, disse. “A adequação e o aparelhamento deste centro demonstra que o recurso foi bem aplicado, para o bem da população.”

Zaki Akel também registrou que as emendas orçamentárias apresentadas por Dr. Rosinha para ações na UFPR totalizaram, desde 2006, cerca de R$ 1,75 milhão – valor aplicado em projetos de diferentes setores da universidade. “Isso é digno de nota e da nossa gratidão”, afirmou o reitor. “Além de apoiar a UFPR, o Rosinha tem desempenhado um papel fundamental na construção do Parlamento do Mercosul.”

O reitor revelou ainda que a universidade pretende lançar, no início do segundo semestre deste ano, um programa que abordará o “voto consciente” nas próximas eleições de outubro. “Num momento em que a gente questiona tanto a classe política, queremos que a nossa comunidade, formada por cerca de 40 mil pessoas, faça uma análise muito criteriosa ao participar do processo eleitoral.”

A solenidade de inauguração do Cecial foi acompanhada, entre outros, pelo ex-reitor Ocyron Cunha (1977-1982); pela diretora do Setor de Ciências da Terra, Chisato Fiori; pelo vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas, Fernando Marinho Mezzadri; pela vice-diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes , Norma Ferrarini; pelo diretor-superintendente da Funpar, Pedro Steiner; pelo diretor da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Fernando César de Oliveira Júnior; pela diretora do Sistema de Bibliotecas, Lígia Setenareski; pelo chefe do Departamento de Ciências Sociais, Ricardo da Costa de Oliveira, além de professores, servidores técnico-administrativos, pesquisadores e alunos.

Outras fotos em alta resolução

Anúncios

Written by Fernando César Oliveira

06/07/2010 às 12:14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: